quinta-feira, 15 de outubro de 2009

“Nossa cidade” Juiz de Fora





Veja bem:

Cidade que tem uma história interessante e um conceito de cidade pacata além de fria e sombria.

Contém cerca de 500 a 600 mil habitantes.

Sua localização é privilegiada, estando próximo da capital Belo Horizonte (270 km) e do Rio de Janeiro (180 km) e a (480) km da cidade de São Paulo.

Juiz de Fora já foi chamado de “Manchester Mineira” e chegou a ser considerada a cidade mais importante de MG, por causa do crescimento industrial.

Juiz de Fora contém lugares legais para visitar, contém o Teatro Central, conhecido como o coração da cidade.
Contém artes feitas em prédios antigos e que ainda são boas de serem lembradas.

Adoro conversar com pessoas idosas que viveram e sentiram de perto a evolução desta cidade em que nasci e vivo até hoje, pelo menos por enquanto.
Afinal, não sabemos o dia de amanhã, correto?
Ouço casos que mostram como Juiz de Fora era muito mais calma do que hoje.
Tenho a consciência sobre essas mudanças contínuas, mesmo não vivenciando elas.
Muitos reclamam do aumento da população, da qualidade de vida que deu uma piorada.
Claro que é muita coisa envolvida para tanta diferença e a evolução se não for feita, não se torna bom para os que vivem nesta cidade.

Muitos já elogiam tudo isso.

Eu particularmente, olhando fotos passadas, sinto como o ar era mais puro, o silêncio era maior e a calmaria de poder andar pelas calçadas era mais divertida.
Se eu pudesse definir um padrão de vida em Juiz de Fora, escolheria ter a chance de viver naquela época.

A Av. Rio Branco por exemplo era uma paz e hoje é esse tumulto só.
O povo vive na correria, estressado.
Palavrão não era como hoje, a falta de educação era relíquia de tão raro encontrar.

Em alguns anos atrás, pelo o que escuto era bem mais harmonioso tudo e todos.

Continuarei ouvindo casos e sentindo um pouco do que meus parentes e amigos no passado viveram.
Acho muito bom percebermos isso e valorizar a nossa cidade.
Juiz de Fora anda precisando de cuidados, já que está crescendo tanto.
É bom de viver aqui, ainda está melhor que muitas cidades deste nosso Brasil.

Sinta a diferença!

Logo abaixo, fotos.














(Sabrina Receputi)

4 comentários:

  1. Eh,.. realmente a "nossa" Juiz de Fora cresceu. Mas sabe, acho que assim como teve pontos negativos nesse desenvolvimento, tivemos tambem pontos positivissimos..rsrs
    "veja bem"- estamos realmente muito perto das capitais mais importantes do Brasil (Rio e BH), entao se a "nossa" cidade nao tivesse crescido como cresceu e desenvolvido com tamanha velocidade.. nao fariamos juz ao nome que "ganhamos" no passado de MANCHESTER MINEIRA.. e tao pouco Juiz de Fora seria considerada a cidade "mais" importante de Minas como foi.E por maior que BH seja, tanto em recursos qto em industrias e ate mesmo em territorio.. Juiz de Fora continua sendo um grande exemplo no quesito cidade.
    Na minha opiniao, acho que a cidade ainda tem muito a crescer e desenvolver. Assim poderah oferecer mais recursos a populacao residente na cidade e as pessoas de diversar cidades vizinhas que prescisam da educacao, saude, transporte e emprego que Juiz de Fora oferece.
    -BEM, ISSO EH MINHA OPINIAO-.
    Legal essa materia que voce abordou... temos que prestar mais atencao na "nossa" cidade.
    Vlw.. ate +

    ResponderExcluir
  2. Digo que por esse lado eu não tiro a sua razão.
    JF cresceu e para o bem, afinal se não evoluir, onde poderiamos estar agora?rs
    Mas, quando falo que eu queria estar nessa época, eu apenas me refiro pelo lado da calmaria, tranquilidade.
    O povo era melhor de se lidar, e sei que isso não é só em JF, mas sim nos 4 cantos do mundo.
    Faz parte!

    ResponderExcluir
  3. Concerteza.........
    De certa forma, concordo com vc. O povo daquela epoca era diferente..realmente mais tranquilo, mas calmo. Mas agitada do jeito q eu sou..nao sei se conseguiria nao..rsrsrs
    mas nao falei por mal..ok.
    vc ta me devendo um comentario no meu blog em MOCA.rsrs
    ate +

    ResponderExcluir
  4. Adorei a reportagem...moro em Vitória/ES,mas estou louca para ir morar ai em JF,pois fiquei apaixonada pela cidade.O que vc me diz a respeito?

    ResponderExcluir