domingo, 29 de novembro de 2009

Como a internet mudou a maneira de pensar e agir na comunicação.

Antes do aparecimento da informática, as pesquisas eram feitas em livros, jornais, revistas, enciclopédias, dicionários, etc. O surgimento do computador, da internet, fez com que muita coisa mudasse.
Hoje, é bem mais fácil fazer uma pesquisa, é possível se comunicar com uma pessoa através da internet, existe uma facilidade enorme pela busca de informações, além de ter um campo muito mais amplo sobre o que é procurado. Com apenas um “click”, a informação está disponível e essa rapidez se torna uma vantagem. É na verdade uma era da “Revolução Informacional”.
A internet hoje é um grande veículo de comunicação e de publicidade.
Marcas expõem seus produtos, mandam e-mails para seus clientes, fazem a publicidade de forma que o retorno seja positivo, claro que sem excesso.
Noticias são passadas de formas sempre atualizadas para os usuários, sites de buscas são alvos de muitos.

Isso, em minha opinião mudou mesmo a forma de agir, de pensar das pessoas, pois se tornou parte da vida destas, pois tudo gira em torno da internet.



(Sabrina Receputi)

“O plano de Obama”

Veiculado 06, Julho 2009 – (Meio e Mensagem).



Após ler o texto, pude ver como aconteceu a estratégia que elegeu Barack Obama a ser o atual presidente dos Estados Unidos.
De todas as apresentações, a de David Plouffe foi a que mais chamou a atenção de todos.
David é o gerente da campanha presidencial de Obama.
O mix de comunicação foi valorizado nesta apresentação e os pontos fortes foram à rede social mybarackobama.com e os fóruns de discussão.
Uma base de dados foi conquistada com mais de 13 milhões de e-mails e mais de um bilhão de mensagens foram enviados e arrecadando um total de aproximadamente US$ 750 milhões em doações.
A estratégia foi muito bem elaborada por David, pois as pessoas que votaram em Barack, não imaginaram poder participar da política, pois não foi usada só a mídia digital, mas também “frente a frente” com os voluntários de Obama.
A TV também foi usada na campanha, com um vídeo de 30 minutos de duração em cada um dos estados.
David afirma com todas as letras que Barack não teria vencido se dependesse só do MKT.
Obama é o melhor comunicador que ele já viu e isso fez toda a diferença.

Achei muito bem bolado para que Obama chegasse onde está agora.

O Brasil precisa de mais táticas e verdades.

(Sabrina Receputi)